Caminhoneiro: Como saber se o frete está dentro das regras da ANTT?

Caminhoneiro: Como saber se o frete está dentro das regras da ANTT?

A tabela de frete da ANTT atua como um balizador para que o valor não fique abaixo do mínimo definido a cada Resolução apresentada pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) 

 

O que é a tabela de frete da ANTT?

A tabela de frete da ANTT é publicada através de resoluções que estabelece as regras gerais, a metodologia e os

coeficientes dos pisos mínimos, referentes ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado de cargas, por eixo carregado. A nova tabela de frete é ditada pela RESOLUÇÃO Nº 5.923, atualizada em 18 de Janeiro de 2021.

  

Calculando o valor do frete para seu caminhão. 

Como saber se o frete que você transporta está dentro do piso mínimo da ANTT?

Vamos a simulação?  

Considere nesta simulação um caminhão graneleiro, que possui 9 eixos e vai transportar uma carga de Sinop/MT para Miritituba/PA, percorrendo 993 Km. 

  

Cálculo: Encontrar o valor referente ao Deslocamento (CCD) conforme a quantidade de eixos do caminhão, neste caso é R$ 4,6802 e multiplicar pela distância a ser percorrida 993 km. Com esse resultado, acrescentar o valor de Carga e Descarga (CC) R$ 387,88 para obter o valor mínimo do frete, confere a fórmula a seguir:”

 R$ 4,6802 (CCD) x 993 km = R$ 4.647,43+ 387,88 (CC) = 5.035,31

Ou seja, um frete de Sinop/MT a Miritituba/PA, num caminhão 9 eixos não pode ser menor do que R$ 5.035,31.

 

Você pode fazer o cálculo caso sua composição tenha uma quantidade menor de eixos, confira os valores da tabela de granel sólido abaixo:

  

Coeficiente de custo

Unidade

Número de eixos da composição veicular

2

3

4

5

6

7

9

Deslocamento (CCD)

R$/km

1,9920

2,5030

2,9163

3,2751

3,7208

4,1077

4,6802

Carga e descarga (CC)

R$

208,46

239,19

263,30

277,11

307,67

357,60

387,88

TABELA A - TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA LOTAÇÃO - Tabela ANTT, Tabela ANTT, RESOLUÇÃO Nº 5.923.

 

Fique atento, o valor do pedágio não está incluso, por tanto sempre que houver pedágio, acrescente o valor do mesmo nesta conta.

 

Os caminhoneiros e transportadores(frotistas) cadastrados na Rapix Log recebem os fretes já com os cálculos feitos pelo nosso sistema, detalhando cada carga, que é enviada diretamente no Whatsapp dos cadastrados.


Veja no vídeo como são detalhados os fretes publicados na plataforma da Rapix Log, observe que aparece o selo verde de que esse frete está respeitando o piso mínimo da ANTT.

Assista: https://youtu.be/02T4s_seZPU

 

O que a Rapix Log faz nesse momento?

 A Rapix Log é um Hub de fretes, onde os contratantes publicam suas cargas, e nós as enviamos direto para os caminhoneiros e transportadores cadastrados. 

Para os caminhoneiros e frotistas cadastrados, enviamos no Whatsapp os fretes publicados após serem validados acima do piso mínimo da ANTT, além do valor sempre estar evidente, sem aquele “valor a combinar

  

Todos os fretes publicados na Rapix Log respeitam as regras da ANTT.

A Rapix Log já nasceu com a premissa de validar todos os frete conforme a tabela da ANTT, para garantir que todas as cargas publicadas na plataforma estejam acima do piso mínimo dos fretes. Com isso garantimos a você amigo caminhoneiro, receber alerta de fretes com valores justos, promovendo a justiça e o equilíbrio no ecossistema do transporte rodoviário nacional.  

 

Caminhoneiro autônomo e frotista, faça parte da Rapix Log, e passe a receber oferta de fretes que respeitam as regras da ANTT, com detalhamento dos gastos ao longo de cada viagem, contato direto como o ofertante da carga, e o suporte de nós fundadores, tendo acesso direto ao nosso Whatsapp pessoal. Clique e cadastre-se, e passe a receber ofertas dos fretes na palma da mão, nesse primeiro momento via Whatsapp.


[[[ Leia também outros posts para caminhoneiros ]]]

 

Fonte: ANTT, Tabela de frete.

 

Por: Roberto C. Pereira - Co-founder - da Rapix Log, e

Bruno Castro - Co-founder - da Rapix Log.

Startup da Família

Mídias Sociais

Em Breve...