Como a tecnologia pode otimizar o trabalho do caminhoneiro autônomo?

Como a tecnologia pode otimizar o trabalho do caminhoneiro autônomo?

A tecnologia pode trazer para a palma da mão dos caminhoneiros ferramentas para facilitar o dia a dia, ajudando o motorista autônomo a ter mais lucro, tempo para a família e controle de seus ganhos e gastos.


O caminhoneiro autônomo é um empresário, porém o seu escritório é móvel, ele administra um “bem móvel” de alto valor, o seu caminhão. E manter seu caminhão(empresa) parado sem carga é sinal de prejuízo. Já que as contas não param de chegar.


Com a chegada da tecnologia, o caminhoneiro ganha aliados, diminuindo a ociosidade do caminhão rodando vazio. Podendo encontrar fretes de retorno com valor justo, aumentando seus ganhos a cada viagem.


Existem épocas do ano, a entressafra, quando falamos de transporte de grãos, a oferta de frete diminui e sobra caminhões. É nesse período que o valor do frete cai muito. 

E fazer uso de ferramentas tecnológicas que Te ajudam a encontram fretes, tanto de ida, como de volta, pode ser um diferencial entre falir e sobreviver. Com o uso dessas ferramentas você pode prosperar na atividade de caminhoneiro, que na maioria das vezes é movida pela paixão. Más nada melhor, é ter a razão aliada a paixão de dirigir, e ainda obter lucro. Quando o valor do frete de retorno dá para cobrir os custos e ainda sobra um pouco, não compensa rodar vazio.


As principais desvantagens de rodar com o caminhão vazio:

  • Gasto de combustível,

  • Desgaste de peças, mesmo assim terá que fazer manutenção,

  • Desgaste de pneus,

  • Pedágio, mesmo cobrando somente das rodas que tocam o chão, o valor ainda é alto.

  • Multas por excesso de velocidade.


O novo jeito de encontrar frete

Com a chegada da tecnologia no setor da logística, a busca por fretes que até então tem suas dificuldades, com muitas informações desencontradas, caminhoneiro se deslocando para pátio de postos de combustíveis, porta de armazéns, gastando combustível para encontrar frete, ou tendo de que fazer inúmeras ligações. Toda essa jornada começa a ficar no passado. Basta querer avançar, e usar o seu celular como aliado, seu escritório na palma da mão, tendo acesso a aplicativos e até mesmo recebendo ofertas de cargas no Whatsapp, muitas vezes com conexão direta com o ofertante do frete.


Veja como a plataforma Rapix Log pode otimizar a sua busca por fretes:

  • Ofertas de fretes sem atravessador, elevando seus ganhos. [[[ Clique aqui e faça seu cadastro ]]].

  • Rode menos com o caminhão vazio. Encontre frete de retorno, e que Te dê lucro.

  • O valor do frete sempre visível, evitando surpresas. Nada de "valor a combinar". Você aceita o frete se ele te der lucro. . 

  • Gestão dos ganhos, com relatórios das viagens. Podendo registrar fretes feitos fora da nossa plataforma. Sabendo o caminho do dinheiro. EM BREVE APP GESTOR FINANCEIRO. [[[ Clique aqui e faça seu cadastro ]]].


Tudo isso está acontecendo porque construímos a plataforma da Rapix Log, conversando com os caminhoneiros, e essa jornada ainda não terminou. Estaremos em constante evolução, sempre ouvindo quem mais conhece as estradas, você, caminhoneiro.


Você pode fazer parte dessa revolução amigo caminhoneiro.

Convido você caminhoneiro que queira construir uma nova história para o transporte de grãos e insumos agrícolas, acessar e se cadastrar para já começar a receber oferta de frete na palma da mão, via mensagem de Whatsapp. Se cadastre aqui.


Para os demais caminhoneiros que tem outros tipos de carrocerias, e quer acompanhar a evolução da Rapix Log, e quem sabe para outros setores do transporte, existem nossas redes sociais e também o grupo de Whatsapp para caminhoneiros.

Link do Grupo de Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/DaTPzIqtIJmERegGSYijDh     


Conheça o time da Rapix Log, e veja que você pode confiar em profissionais capacitados e engajados em trazer soluções construídas junto aos caminhoneiros.

Veja aqui: Time de fundadores da Rapix Log


Por: Roberto C. Pereira - Co-founder - CMO e CFO da Rapix Log.

Startup da Família

Mídias Sociais

Em Breve...